quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

...QUE VENHA 2010!!!!!!!!!!!!!!!!

Desejo a todos visitantes e seguidores um 2010 cheio de PAZ, SAÚDE, AMOR, ALEGRIAS, REALIZAÇÕES, SUCE$$O E MUITA MUITA MUITA FELICIDADE SEMPRE!!!

VIVA 2010... VIVA MAIS EM 2010!

Abraços,

Raquel Oliveira

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS!!!!!

Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com

starsDeseje feliz Natal aqui:
www.mensagensmagicas.com/natal.html

A IMPORTANCIA DA BOA RESPIRAÇÃO

Uma boa respiração traz diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Respirar corretamente nutre o corpo e elimina toxinas, durante a inspiração o oxigênio passa pelas células, purifica a circulação e alimenta os músculos, na expiração, os gases que estavam estocados são liberados. Quando feita de forma correta, a respiração pode aliviar a tensão nervosa, melhorar a concentração e controlar os níveis de energia. No dia a dia, adotamos um padrão de respiração reduzido, isto é, não utilizamos toda a nossa capacidade respiratória, essa respiração superficial pode causar tensão no pescoço, na região das escápulas e músculos faciais e do maxilar. A respiração utilizada no Pilates atua como terapia, pois diminuímos o ritmo respiratório e aumentamos a profundidade da inspiração e da expiração trabalhando os músculos respiratórios, em particular o diafragma! Pessoas que sofrem de asma são beneficiadas com o trabalho respiratório, pois aprendem a trabalhar a respiração utilizando o diafragma e usando toda a capacidade respiratória. É um trabalho progressivo que deve ser feito também durante o dia a dia, uma boa forma de exercitar essa respiração é colocando as mãos sobre as costelas como mostra a foto. Ao inspirar suavemente (inspiração nasal) procure expandir as costelas lateralmente  deixando as mãos acompanhar o movimento das costelas, ao expirar (expirar pela boca!) procure deprimir as costelas como se tivesse um cinto apertando bem forte, diminuindo o diâmetro da sua caixa torácica! Durante esse exercício respiratório vamos tentar manter o abdomen e o peito praticamente imóveis, e muito cuidado para não tensionar os ombros!


 

Experimentem e desfrutem do prazer de uma boa respiração!!!

Abraços,

Raquel Oliveira

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Você é uma pessoa EQUILIBRADA??

Essa é a pergunta que faço às minhas alunas quando a proposta de aula é o trabalho de equilíbrio! Fazer uma aula de Pilates na qual a ênfase maior é o desafio de equilíbrio é realmente muito instigante e divertida, além de ser também extremamente  funcional. Desafiar o aluno com exercícios de equilíbrio faz com que se concentrem para executar o exercício desejado, respirem com calma para organizarem o corpo, escolham exatamente o músculo certo para executar o movimento, tornem o movimento expressivo (fluido!) e preciso. É uma ótima forma de buscar o trabalho que envolve os princípios do Pilates!

A escolha do exercício é de grande importância nesse momento, e deve haver confiança entre professor e aluno!
Não somente ativar a musculutara de todo o corpo desafiando as articulações e  buscando o equilíbrio muscular...o equilíbrio no campo físico pode também ser transferido para os campos emocional e espiritual, trazendo segurança no movimento e nas atitudes! Quanto mais velhos ficamos, mais precisamos dessa segurança desafiadora, pois  necessitamos de atividade que desafiem nosso equilíbrio e tornem nossas habilidades sempre "afloradas"! É sempre bom aceitar um novo desafio!!!!


"Tudo o que você precisa fazer é se aprofundar naquilo que espera para que isso se revele. Ser paciente e ter calma para procurar, pois seguramente irá encontrar"
Eileen Caddy, Comunidade Espiritual Findhorn, Escócia.



Abraços,

Raquel Oliveira