domingo, 18 de julho de 2010

Exercícios Abdominais

Abdominais são exercícios temidos por muitos praticantes de atividades físicas em geral, pois muitas pessoas têm dificuldades em concentrar a força no músculo desejado (abdome) e acabam tensionando e/ou lesionando a região do pescoço (coluna cervical), trapézio, ombros e toda a coluna. O primeiro passo para um abdominal bem feito é trabalhar a musculatura desejada simplesmente com o ato de respirar, ao inspirar concentre para que o ar se direcione  às costelas (caixa torácica) ao expirar pense em expelir todo o ar dos pulmões e nesse momento preste atenção no movimento do seu abdome que deve se contrair durante a expiração. É uma contração leve e praticamente involuntária, mas que podemos potencializar com um pouquinho de concentração e consciencia corporal, vamos pensar em guardar o abdome bem guardadinho no momento em que expiramos dessa forma a contração abdominal já se torna bem mais efetiva. Primeiramente a melhor forma de experimentar essa contraçãozinha é deitada de barriga para cima com as pernas flexionadas e pés apoiados no solo (joelhos na direção do quadril). Após esse treinamento podemos partir ao abdominal propriamente dito:
  1. Posição inical deitada (como dito acima!);
  2. Apóie as mãos na nuca ou simplesmente deixe os braços estendidos ao lado do corpo;
  3. Faça a inspiração e prepare-se para o movimento;
  4. Expire concentrando a força no abdome e inicie o movimento sem forçar a cabeça à frente (quando for levantar a cabeça faça-o de uma só vez e suavemente);
  5. Mantenha o olhar na direção dos seus joelhos;
  6. Mantenha os ombros alinhados e relaxados;
  7. Não esqueça que a força da respiração (expiração) vai te ajudar na contração abdominal!
Obs: Imagine que existe uma bolinha de tênis entre seu queixo e seu peito, dessa forma fica difícil projetar o queixo para baixo e para frente!

Dentro do Pilates há diversas formas de ensinar o aluno a conhecer seu corpo e dessa forma aprender a trabalhar seus músculos de maneira eficiente sem causar tensionamentos e lesões desnecessárias. Experimente praticar PILATES!!!!  
* Na foto ao lado a aluna Juliana executa o abdominal com as pernas
estendidas (atenção à postura da cabeça, pescoço e ombros!)

Abraços,
Raquel Oliveira 


Aula especial de Inverno!!!

Hoje quero agradecer às alunas que compareceram no sabadão e fizeram da nossa aula especial de inverno um verdadeiro show! ...Ah...e um super parabéns para Cris que aproveitou a festa e comemorou seu aniversário!!! Felicidades Cris!!
Segue abaixo algumas fotitas...

Valeu meninas!!!
Grande Abraço
Raquel Oliveira


sexta-feira, 16 de julho de 2010

Aula especial de Inverno!!!

Atenção queridas alunas!!!

Compareçam à nossa aula especial de Pilates Fitness neste sábado em dois horários distintos: das 8 às 9hs e das 9:30 às 10:30hs. Vamos fazer uma aula super diferente e dinâmica com ênfase no trabalho de força!
OBS: não esqueçam de observar a disponibilidade de vagas nos horários oferecidos!

Grande Abraço,

Raquel Oliveira

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Síndrome do Piriforme

Hoje resolví escrever sobre uma patologia que muitas vezes é difícil de ser diagnosticada, pois seus sintomas se parecem muito com lombalgia ou até mesmo hérnia de disco. A síndrome do piriforme acomete desde sedentários que passam muito tempo sentado ou até mesmo sedentas malhadoras de glúteo que passam horas na academia e dedicam grande parte da sua malhação ao ‘fortalecimento’ da região do bumbum. Os sintomas da síndrome se manifestam através de formigamento, choque e/ou agulhadas na região do glúteo e se estendem pela perna até a região da panturrilha (batata da perna) podendo causar também dor na coluna lombar ou até mesmo no joelho. Tudo isso ocorre porque o músculo piriforme fica posicionado sobre o conhecido nervo ciático (veja a figura acima!), quando tensionado exageradamente o piriforme pressiona o ciático provocando dores que variam de leve a intensa como as citadas anteriormente. O exagero na malhação do músculo dos glúteos é um dos principais causadores dessa patologia, ou até mesmo um fortalecimento desequilibrado da região do bumbum e coxas. O trabalho de alongamento moderado é uma das formas de tratamento dessa síndrome e pode ser feito da seguinte forma:

• Deitado (barriga para cima) deixe as pernas estendidas e posicionadas em leve afastamento com os dedos na direção do teto ;

• Devagar e tentando relaxar a região do glúteo faça movimento dos pés em rotação interna na intenção de tocar um dedão no outro;

• Volte os pés à posição inicial (com os dedos na direção do teto);

• Faça esse movimento de 8 a 10 vezes.



Quando não houver mais dor é hora de iniciar um trabalho de fortalecimento, que deve ser acompanhado por um profissional da área de saúde. No Pilates o trabalho de alongamento com a faixa elástica (como mostra a foto) e o fortalecimento gradativo são de grande importância. Procure um médico em caso de dor persistente!



Abraços,
Raquel Oliveira