domingo, 18 de julho de 2010

Exercícios Abdominais

Abdominais são exercícios temidos por muitos praticantes de atividades físicas em geral, pois muitas pessoas têm dificuldades em concentrar a força no músculo desejado (abdome) e acabam tensionando e/ou lesionando a região do pescoço (coluna cervical), trapézio, ombros e toda a coluna. O primeiro passo para um abdominal bem feito é trabalhar a musculatura desejada simplesmente com o ato de respirar, ao inspirar concentre para que o ar se direcione  às costelas (caixa torácica) ao expirar pense em expelir todo o ar dos pulmões e nesse momento preste atenção no movimento do seu abdome que deve se contrair durante a expiração. É uma contração leve e praticamente involuntária, mas que podemos potencializar com um pouquinho de concentração e consciencia corporal, vamos pensar em guardar o abdome bem guardadinho no momento em que expiramos dessa forma a contração abdominal já se torna bem mais efetiva. Primeiramente a melhor forma de experimentar essa contraçãozinha é deitada de barriga para cima com as pernas flexionadas e pés apoiados no solo (joelhos na direção do quadril). Após esse treinamento podemos partir ao abdominal propriamente dito:
  1. Posição inical deitada (como dito acima!);
  2. Apóie as mãos na nuca ou simplesmente deixe os braços estendidos ao lado do corpo;
  3. Faça a inspiração e prepare-se para o movimento;
  4. Expire concentrando a força no abdome e inicie o movimento sem forçar a cabeça à frente (quando for levantar a cabeça faça-o de uma só vez e suavemente);
  5. Mantenha o olhar na direção dos seus joelhos;
  6. Mantenha os ombros alinhados e relaxados;
  7. Não esqueça que a força da respiração (expiração) vai te ajudar na contração abdominal!
Obs: Imagine que existe uma bolinha de tênis entre seu queixo e seu peito, dessa forma fica difícil projetar o queixo para baixo e para frente!

Dentro do Pilates há diversas formas de ensinar o aluno a conhecer seu corpo e dessa forma aprender a trabalhar seus músculos de maneira eficiente sem causar tensionamentos e lesões desnecessárias. Experimente praticar PILATES!!!!  
* Na foto ao lado a aluna Juliana executa o abdominal com as pernas
estendidas (atenção à postura da cabeça, pescoço e ombros!)

Abraços,
Raquel Oliveira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário