quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"Os 6 valiosos princípios do Método Pilates"

Dentro do "Mundo Pilates" existem 6 princípios básicos, são eles: concentração, controle, controle do centro, movimento fluído, precisão e respiração. Vou falar sobre cada um deles para que todos percebam a importancia do conjunto!
  1. concentração: o aluno deve prestar atenção a cada movimento que está executando, sempre visualisando o próximo passo do exercício, dessa forma o sistema nervoso central vai escolher a combinação correta de músculos para executar o movimento. Corpo e mente devem trabalhar de forma coordenada!


2.   Controle: todos os movimentos são feitos de forma controlada, o importante é  a qualidade do movimento e não a quantidade.

3.   Controle do Centro: todos os movimentos originam-se a partir do centro de força (abdome, quadrado lombar e glúteos). Antes de iniciar um exercício, o centro de força deve ser ativado de forma a estabilizar a coluna protegendo-a de possíveis lesões.

4.   Movimento Fluído: os movimentos são feitos de forma leve e controlada, sem "trancos", como uma dança suave!


5.    Precisão:  movimentos coordenados e precisos. Pilates dizia "Concentre-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício, caso contrário, você os executará de forma inadequada e eles perderão os seu valor".


6.   Respiração: é feita de forma profunda, a respiração adequada durante os exercícios oxigena o sangue e elimina os gases nocivos. A inspiração é feita pelo nariz e a expiração pela boca, durante a expiração o abdome é suavemente afundado (umbigo na direção das costas) e contraído. 

Não é nada fácil dominar todos os 6 princípios, por isso, vou acrescentando aos meus alunos cada um deles através de exercícios básicos, para que possam reeducar seus movimentos e progredir para exercícios mais desafiadores de forma segura e coordenada!

Abraço,
Raquel Oliveira

Um comentário:

  1. vc ja é um sucesso!!!!!!! te amo muito!!!!!!!!!Beijâo Cé

    ResponderExcluir