quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pilates para Gestantes

A gestação é o período mais importante e delicado na vida da mulher, pois nessa fase a futura mamãe passa por algumas alterações em seu organismo (hormonais, psicológicas e posturais) .

Exercícios Físicos são indicados para gestantes, no entanto, deve haver um maior cuidado com gestantes sedentárias , estas devem iniciar um programa de exercícios físicos somente após o terceiro mês de gestação. Muitos médicos preferem trabalhar na zona de segurança e indicam exercícios físicos somente após o terceiro mês também para gestantes condicionadas, pois os três primeiros meses são de maior importância para a formação do feto, nesse período estão em desenvolvimento todo o sistema nervoso do bebê , enfim, é a fase mais delicada da gestação! A partir da 12ª semana, pode-se dizer que chegamos à fase mais tranqüila, pois o bebê já apresenta um coração que bate mais forte e bombeia um volume maior de sangue por todo o corpinho, já está mais que na hora da futura mamãe começar a se mexer!!!
Antes de iniciar um programa de Pilates, a gestante deve trazer um atestado de seu obstetra liberando-a para a prática de exercícios físicos, e somente após a liberação médica a gestante irá submeter-se aos exercícios. A partir daí cabe ao educador físico ou fisioterapeuta identificar através de uma anamnese prováveis alterações que a gestante possa apresentar: desequilíbrios emocionais, limitações físicas, atividade profissional, convivência familiar, entre outros, e orientar a gestante a vivenciar esta fase em grande harmonia, evitando desconfortos físicos e emocionais. As aulas são sempre direcionadas ao condicionamento e período gestacional, a freqüência cardíaca e a pressão arterial devem ser aferidas com freqüência, de modo a permitir que o bebê esteja sempre confortável e bem oxigenado, pois um aumento exagerado da freqüência cardíaca materna pode causar aumento da temperatura corporal fetal, proporcionando riscos e comprometimento da integridade de seu desenvolvimento neurológico. Pilates é saúde garantida para a mamãe e seu bebê, tanto no período gestacional quanto no pós parto! Na próxima postagem conheçam os benef ícios do Pilates para as Gestantes. 


Abraços,
Raquel Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário