sábado, 8 de maio de 2010

Pilates para portadores de Artrose

Hoje, voltando a postar depois do ‘casório e lua de mel’, pensei em escrever sobre uma patologia que afeta cerca de 20% da população aos 45 anos e grande parte da população idosa. No meu estúdio tenho alguns casos de alunas que sofrem com artrose nas articulações do joelho, coluna, quadril, ombros ... o pilates ajuda muito essas alunas que procuram por um exercício físico que fortaleça músculos e articulações, alongue e amenize as dores buscando uma melhora na amplitude dos movimentos ou até mesmo protelando a perda dos movimentos precocemente. Para minhas queridas alunas e leitores interessados resolvi explicar um pouquinho sobre essa tal ARTROSE.
Afinal o que é ARTROSE?
Os ossos de uma articulação são mantidos em posição adequada, por ligamentos e tendões, que permitem apenas os movimentos normais. Os músculos são também determinantes na manutenção da estabilidade da articulação, sendo esta encerrada numa cápsula fibrosa, no interior da qual um fino véu, produz permanentemente uma pequena quantidade de liquido, conhecido como sinovial, que atua como lubrificante e nutriente da cartilagem. Numa articulação normal, os topos dos ossos que a compõem, estão cobertos por uma “capa“ de material elástico esbranquiçado, a cartilagem, que permite o deslizamento suave dos ossos e atua como uma almofada, que absorve o impacto dos ossos no movimento e em particular na carga. A artrose resulta da‘destruição’ progressiva dos tecidos que compõem a articulação, em particular a cartilagem, conduzindo à instalação progressiva de dor, deformação e limitação dos movimentos. No estabelecimento da artrose, começa por ocorrer uma deterioração da cartilagem, que perde a sua regularidade e elasticidade, o que diminui a sua eficácia e contribui para a sua destruição adicional com o uso repetido e a carga traumática. Com o tempo, grande parte da cartilagem pode desaparecer completamente. Na ausência de parte ou da totalidade da "almofada" da cartilagem, os ossos roçam diretamente entre si, causando sensação de atrito, certo grau de inflamação, dor e limitação de movimentos. Com o passar do tempo, a articulação pode sofrer deformação visível ou palpável, cuja tradução mais comum são os osteófitos, conhecidos popularmente na coluna, por " bicos de papagaio“ .Em fase evolutiva bastante avançada, fragmentos da cartilagem ou do osso subjacente, podem soltar-se para o interior da articulação e limitar ou mesmo bloquear os seus movimentos. Por outro lado, as estruturas de contenção passiva da articulação, como a capsula articular e os ligamentos, colocadas sob tensão excessiva, podem-se inflamar, retrair ou mesmo romper. Estas alterações, que constituem uma importante causa de dor e incapacidade, podem ser adequadamente apoiadas e tratadas, quando a doença é detectada precocemente.

Abraços,

Raquel Oliveira

3 comentários:

  1. Ótima matéria. Faço Pilates no Buddha Spa e adoro, mas não sabia destes benefícios para artrose. Renata

    ResponderExcluir
  2. Olá ..tudo bem ?
    Tenho Atrose devido a um acidente de carro ..
    Me matriculei na academia para fazer aulas de Pilates .Mas ainda tenho muito medo de piorar , meu quadro , pois os médicos só indicam natação.
    O que acha ?

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo! Muitos médicos ainda desconhecem os benefícios do Pilates e sua eficácia, procure um profissional de Pilates que tenha referências boas e nesse caso um Fisioterapeuta será bem vindo para iniciar um trabalho com ênfase na melhora do seu quadro de dor! Abraço, Raquel Oliveira

      Excluir